Search

Existe anticoncepcional masculino?

Pesquisadores chineses estão testando, com sucesso aparente, um anticoncepcional masculino. A ideia é interromper a produção de espermatozóides enquanto o medicamento for usado. Quando o uso for suspenso, o homem voltaria a produzir gametas normalmente – como ocorre no caso de anticoncepcionais femininos e a produção de óvulos.

Este não é o primeiro estudo que tenta fazer um contraceptivo masculino – há vários outros projetos neste campo, inclusive aqui no Brasil. Em termos de planejamento familiar, um anticoncepcional masculino seria muito benvindo. O casal poderia dividir a responsabilidade da contracepção e, nos casos em que a mulher não pode tomar anticoncepcional, a prevenção ficaria garantida.

Por outro lado, resta saber se isso não aumentaria o descuido com as DSTs. Já que o homem não causaria uma gestação indesejada, será que ele não desencanaria de usar camisinha, abrindo uma brecha para a contaminação por DSTs?

E há também a questão dos riscos e efeitos colaterais com o uso desse tipo de medicamento (que é um hormônio masculino) que precisam ser bem testados.

Todo avanço que colabore para o planejamento familiar é útil. A gente só não pode vacilar em outros pontos, não é?