Duvida da semana:Estou tomando antibiótico e tomo pílula. Corro risco de engravidar?

Tomo pílula e fiz uma cirurgia bucal (precisei tomar antibiótico e dexametasona). Nesse período meu namorado esfregou o pênis na minha calcinha, transamos com camisinha, ele lavou o pênis e entramos em uma banheira. Fizemos sexo com camisinha e ele não gozou, nem estourou. Posso estar grávida? Por quanto tempo devo continuar usando a camisinha até confiar de novo no anticoncepcional?

Alguns medicamentos interferem mesmo na eficácia da pílula e, é por isso, que toda vez que qualquer médico ou dentista passar uma medicação é importante você contar que uso anticoncepcional e, se houver qualquer dúvida sobre as interferências, você deve checar com seu ginecologista. Pelo que você conta não se expôs a nenhum tipo de comportamento de risco para uma gravidez indesejada nessas últimas semanas. Dexametasona (corticóide) e alguns derivados de penicilina podem interferir nas enzimas do fígado e acelerar a degradação dos hormônios da pílula, que pode perder a sua eficácia. Embora haja algumas controvérsias a respeito dessas interações, é bom que se use método complementar (camisinha) por algumas semanas depois do uso desses medicamentos. Cheque com o ginecologista.

Alguns medicamentos interferem mesmo na eficácia da pílula e, é por isso, que toda vez que qualquer médico ou dentista passar uma medicação é importante você contar que uso anticoncepcional e, se houver qualquer dúvida sobre as interferências, você deve checar com seu ginecologista. Pelo que você conta não se expôs a nenhum tipo de comportamento de risco para uma gravidez indesejada nessas últimas semanas. Dexametasona (corticóide) e alguns derivados de penicilina podem interferir nas enzimas do fígado e acelerar a degradação dos hormônios da pílula, que pode perder a sua eficácia. Embora haja algumas controvérsias a respeito dessas interações, é bom que se use método complementar (camisinha) por algumas semanas depois do uso desses medicamentos. Cheque com o ginecologista.Alguns medicamentos interferem mesmo na eficácia da pílula e, é por isso, que toda vez que qualquer médico ou dentista passar uma medicação é importante você contar que uso anticoncepcional e, se houver qualquer dúvida sobre as interferências, você deve checar com seu ginecologista. Pelo que você conta não se expôs a nenhum tipo de comportamento de risco para uma gravidez indesejada nessas últimas semanas. Dexametasona (corticóide) e alguns derivados de penicilina podem interferir nas enzimas do fígado e acelerar a degradação dos hormônios da pílula, que pode perder a sua eficácia. Embora haja algumas controvérsias a respeito dessas interações, é bom que se use método complementar (camisinha) por algumas semanas depois do uso desses medicamentos. Cheque com o ginecologista.

Tags: | | |


Veja outros textos relacionados

Comentários

Os comentários do Blog do Jairo estão sujeitos a moderação antes de serem publicados. Comentários que expressem qualquer tipo de ofensa não serão publicados.

Em caso de dúvidas, consulte a página de Perguntas e Respostas.