Search

O que são anorexia e bulimia?

Anorexia e bulimia são os dois tipos de transtornos alimentares mais comuns. Os dois são caracterizados por uma obsessão pela magreza. Mesmo que a pessoa já esteja muito magra, ela nunca está satisfeita. Apesar de serem mais comuns entre garotas, já há muitos casos de meninos com transtornos alimentares.

Na anorexia, a pessoa tem um medo terrível de engordar e simplesmente deixa de comer. Mesmo estando magra, a pessoa ainda se vê gorda e acha que tudo que ela ingerir (até água) vai fazê-la engordar. Com essa sabotagem na alimentação, o paciente desenvolve problemas sérios de saúde, podendo até chegar à morte.

Na bulimia, a pessoa alterna períodos de comer compulsivo (ela come tudo o que está na sua frente num acesso de descontrole) com medidas compensatórias. Tomada pela culpa, a pessoa tenta eliminar o excesso de comida através de vômito induzido, atividades físicas exageradas, uso de laxantes e diuréticos.
As duas doenças precisam de tratamento especializado, com terapia, orientação nutricional e, muitas vezes, uso de medicamentos.

Se você se preocupa demais com sua imagem corporal pode estar precisando de ajuda. Fique atenta!